I Simposio Internacional de la Red Latinoamericana y del Caribe de Feminismos Terreiros – RELFET

I Simpósio Internacional sobre Histórias Entrelaçadas – SIHE
XVIII Semana Científica de História da PUC Goiás

TEMA: EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DIVERSIDADE CULTURAL – ÁFRICAS E MEMÓRIAS ENTRELAÇADAS

O curso de graduação em História (Licenciatura) e o Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás têm buscado ampliar os canais de divulgação científica dos estudos históricos e historiográficos, proporcionando maior impacto social e científico das pesquisas desenvolvidas por discentes, docentes e egressos da instituição, bem como qualificar o debate hisrotiográfico por meio de parcerias interinstitucionais e redes de pesquisas, favorecendo a formação acadêmica dos discentes, tanto da graduação, quanto do mestrado e pós-doutorado, para docência e a pesquisa. Com esse propósito organiza semestralmente a Semana Científica de História, que em dezembro de 2023 completa sua décima oitava edição.

Nesse ano, buscamos ampliar a projeção do evento a nível internacional, agregando o I Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha sobre Feminismos de Terreiros – RELFET e o I Simpósio Internacional sobre Histórias Entrelaçadas – SIHE. Essa rede (RELFET) é sediada na PUC Goiás e envolve pesquisadoras da PUC Goiás, UFRGS, IFG, UFG, Faculdades Est, UFT, UFMA, UNILAB, UESB e Universidad Santo Tomás, cuja missão é evidenciar a participação histórica de sujeitos subalternizados na construção do Brasil, para contribuir com os dispositivos jurídicos que propõem resgatar a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil, dispostos nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, orientadores da BNCC.

A partir dessa parceria, tendo em vista, a oportunidade criada pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico/CAPES, visamos com esse evento contribuir para promover uma nova forma de se pensar o “outro”, o diferente, percebendo a complexidade de outras formações culturais e entendendo outras práticas culturais dentro de uma lógica própria, partindo de seus próprios parâmetros, construindo desta forma, uma percepção de que a dita cultura universal é apenas uma das formas possíveis de perceber e interpretar o mundo e que todas as culturas são igualmente válidas e fazem sentido para seus participantes. A Historiografia brasileira, devido sua base eurocentrada, reproduz um silêncio em relação às contribuições dos subalternizados, sem que suas particularidades sejam conhecidas ou consideradas. Visamos contribuir para suprir essa lacuna promovendo uma História do Brasil a partir do pluralismo e heterogeneidade histórica, que apontam para uma História Entrelaçada.

Interessa-nos a discussão sobre as lutas e significados de “invenção da liberdade”, através de afro-biografias de pessoas escravizadas, libertas e livres “de cor” que conquistaram e ampliaram a presença negro-africana nos diversos lugares sociais. Almeja-se também agregar pesquisas que permitam um olhar sobre as construções identitárias, suas implicações políticas, seus conteúdos culturais e transformações ao longo dos séculos XVIII e XIX. São bem-vindos trabalhos que abordem: emancipação/escravidão negra, os associativismos negros, os territórios negros rurais e urbanos, os processos de racialização e os significados políticos das classificações raciais a questão africana na educação básica e as escrevivências baseada em micro e macro histórias. Com pretensão de ser um evento anual, ficou a cargo da linha de pesquisa Eduacação Histórica e Diversidade Cultural do Programa de pós-graduação em História da PUC Goiás, em parceria com a RELFET, a definção do tema: ÁFRICAS E MEMÓRIAS ENTRELAÇADAS.

Más información e inscripciones



Citar este post
vrevilla (2023, 20 septiembre). I Simposio Internacional de la Red Latinoamericana y del Caribe de Feminismos Terreiros – RELFET. Redial & Ceisal. Recuperado 20 de junio de 2024, de https://doi.org/10.58079/tip3

También te podría gustar...

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Buscar en OpenEdition Search

Se le redirigirá a OpenEdition Search