Nuevo libro: Transições metropolitanas : e centralidades nas cidades brasileiras no breve século XX

Autores :

Ana Lucia Duarte Lanna, Aurélia Michel, Fraya Frehse, Jérôme Tadié, Nicolas Bautès, João Carlos S. Kuhn, Rafael Soares Gonçalves, Renato Cymbalista, Sarah Feldman, Sylvain Souchaud, Thales Marretti y Yohann Lossouarn.

Editor : AnnaBlume ; IRD Éditions.

Presentación del editor :

O desafio deste livro define-se não apenas nos seus objetivos mas no perfil interdisciplinar de sua equipe. Geógrafos, historiadores, sociólogos, arquitetos e urbanistas propõem, a partir de seus campos de conhecimento específicos, estabelecer um encontro intelectual de forma a enfrentar a complexidade dos processos de metropolizacão no Brasil, tomando como cidades de estudo Rio de Janeiro e São Paulo. As análises incidiram sobre centralidades emergentes nessas cidades permitindo, simultânea e articuladamente, refletir sobre a reconfiguração das relações sociais e a produção de categorias sociais com a emergência de modelos urbanísticos e formas de controle social espacializadas.

Articula os diversos textos a compreensão que a metrópole no Brasil surgia, ainda na primeira metade do século XX, de uma alteração de escalas na produção da cidade que resultaram, dentre outras questões, em uma espacialidade com novas centralidades, para além do chamado centro histórico. Também compreende-se que estas novas dinâmicas recriavam cidades desiguais, com usos diferenciados estabelecidos a partir de grupos sociais e étnicos. O livro mostra como durante meados do século XX, o espaço urbano das metrópoles se desenhava e se impunha como matriz de organização da sociedade brasileira.

2020.

ISBN : 9782709927932.

Leer más :

https://www.editions.ird.fr/produit/580/9782709927932/Transicoes%20metropolitanas


También te podría gustar...

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Buscar en OpenEdition Search

Se le redirigirá a OpenEdition Search