Chamada para composição de painel em História do Livro III Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa

Data limite : 15 de fevereiro de 2021

22 a 24/09/2021 – Praga :

Economia do livro: diálogos políticos e relações culturais no Brasil – séculos XIX e XX :

O livro se afirma, cada vez mais, como um objeto de pesquisa para os historiadores, sociólogos, beletristas e outros pesquisadores das ciências humanas e sociais. Os trabalhos das respectivas áreas se ampliam e se diversificam nas perspectivas econômica, política, e cultural, e essa realidade não poderia ser diferente para os estudos brasilianistas. A história do Brasil passa pela relação da sociedade com as mídias impressas. Estas, por seu turno, dinamizam desde atividades do comércio e da indústria, passando pelas redes educacionais e culturais que promovem o seu consumo, até chegarmos em instituições e organizações políticas nas quais o livro se torna um instrumento de ação. Em todas essas esferas os circuitos do impresso e, de modo particular, do livro estabelecem redes que conectam a realidade brasileira e seus sujeitos internamente e em nível internacional.

Consideramos para este painel a ideia de economia do livro, tal como a conceberam LucienFebvre e Henri-Jean Martin, em O Aparecimento do Livro,de 1958. O livro, a partir dessa abordagem, deve ser entendido como fermento que mobiliza relações humanas de produção e sociabilidade, podendo contribuir para o surgimento de processos de transformação social. No que diz respeito à tradição brasileira, e brasilianista, é preciso lembrar o estudo clássico de Laurence Hallewell, cuja análise se voltou preferencialmente para os profissionais do livro, com especial atenção para os editores.

Com a proposta do painel “Economia do livro: diálogos políticos e relações culturais no Brasil – séculos XIX e XX”, para o III Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa, pretendemos reunir pesquisadores que se dedicam a construir uma história do livro no Brasil. A este campo de estudos interessa agregar pesquisas de diferentesáreas emuma perspectiva de debate sobre o livro e seu papel em sua relação com os circuitos de produção e circulação livreira, trajetórias individuais e coletivas de intelectuais e profissionaisdo livro, circulação de ideias, conceitos e debates a partir de edições, bem como a relação do livro com as trocas diplomáticas, os movimentos sociais, as bibliotecas e as instituições políticas, culturais e educacionais.

URL : http://abre.eu/abre-iii/






También te podría gustar...

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Buscar en OpenEdition Search

Se le redirigirá a OpenEdition Search