Covid-19: acesso a direitos, desigualdades sociais e (re)arranjos institucionais no controle da pandemia em Portugal e no Brasil

Chamada para artigos (2021) Revista Forum Sociológico – Dossiê temático:

O prazo para submissão de artigos encerra no dia 15 de maio de 2021:

A ameaça invisível do vírus e sua rápida expansão colocaram imediatamente em xeque o paradigma de mobilidade planetária e o acesso a bens e serviços em âmbito universal, como nos serviços de saúde. Os desenvolvimentos que se seguiram à declaração da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) serviram para destacar, em escala planetária, as implicações políticas e humanas associadas a um mundo integrado. Afinal, a divisão do trabalho em escala planetária, a livre circulação de bens, a “liberdade” assim como outros valores constituintes do “global”, não apenas se encontram desigualmente distribuídos, mas revelam um profundo senso de injustiça em sua distribuição.

Desta forma, os trabalhos devem considerar e demonstrar como as instituições de controle ditas formais e informais se (re)organizam para conter (ou não) a expansão da pandemia. De modo a encarar a reprodução de desigualdades, através de discursos sobre o alcance da letalidade do vírus ou pela intensificação das práticas de controle e produção de mortes, via ação ou omissão estatal. O referencial que embasa a chamada está voltado para relações que perpassam por desigualdades sociais, portanto relevante considerar os processos de produção de cidadania e acesso à direitos em contexto local. De modo que seja possível produzir conhecimento a respeito das desigualdades nesse contexto Luso-Brasileiro.

Mais Informações:

https://journals.openedition.org/sociologico/9599


También te podría gustar...

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Buscar en OpenEdition Search

Se le redirigirá a OpenEdition Search